07/04/2010
Críticas a Prefeitura marcam a 4ª reunião da Câmara Itinerante

Evento aconteceu na última quarta-feira (31/03), no Centro Cultural Mário Covas

Vereadores e população descontentes. Este foi o retrato da quarta reunião do programa Câmara Itinerante, promovida pela Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, na última quarta-feira (31/03), no Centro Cultural Mário Covas. O tom de desabafo marcou o segundo evento do programa destinado aos moradores dos bairros: Jardim 22 de Maio, Jardim Cinelândia, Recanto da Colina, Jardim Itália, Jardim Planalto e Botafogo.

Estiveram presentes os vereadores: Marcelo Simão (presidente da Câmara), Paulo Cesar Missiatto (ambos do PPS), Norma Jamus Villela (PTB) e João Roberto Alves dos Santos Junior (PSDB).

O objetivo da reunião seria de fazer uma avaliação dos resultados da primeira edição da Câmara Itinerante, realizada em outubro de 2009, para os moradores daquela região, para que vereadores e moradores pudessem analisar se as principais reivindicações apresentadas naquela ocasião foram atendidas pela Prefeitura.

A insatisfação foi notória, tanto por parte do parlamentares, quanto dos presentes e o balanço das reivindicações deu lugar a mais uma enxurrada de reclamações, especialmente referentes ao Jardim Planalto. Moradores do bairro voltaram a citar o abandono por parte da prefeitura, com relação à manutenção dos serviços essenciais e agora também reclamam do mau cheiro que vem da estação de tratamento de esgoto construída nas proximidades.

A segurança pública foi o principal assunto abordado por moradores do Jardim Itália. Já os outros bairros representados narraram problemas em comum com toda a cidade, como falta de fiscalização de atividades informais, a maioria praticada por ambulantes de outras localidades que estariam atuando livremente na cidade, prejudicando o comércio local, que gera emprego e recolhe seus tributos aqui.

A falta de planejamento dos diversos departamentos da prefeitura também foi citada pelo vereador Marcelo Simão como agravante da situação em que o município se encontra. O presidente da Câmara citou sugestões de projetos de lei apresentados pelo Legislativo há algum tempo e que não obtiveram respostas, como a criação da Guarda Municipal, por exemplo.

Paulinho Missiatto chegou a fazer comparação com outras cidades, onde avanços em diversos setores podem ser notados, citando, como exemplo, o programa do Sebrae “Prefeito Empreendedor”. Segundo o vereador, enquanto os outros municípios crescem, Santa Rita permanece inerte. Para Norma, falta direcionamento nas ações do Executivo. Já o vereador João Roberto falou da falta de comando do Executivo.

Os presentes também tiveram a oportunidade de se manifestar. Todos salientaram a importância do programa Câmara Itinerante, mas lamentaram a pouca presença de moradores dos bairros, considerando como falta de interesse da população, ou descrédito diante da situação do município.

No final, todos concordaram que é preciso uma união entre a população a o Legislativo, em busca de maior representatividade. Marcelo Simão falou da necessidade da população se organizar em grupos e iniciar um movimento conjunto e organizado que certamente terá mais força no momento de reivindicar melhorias e cobrar as devidas ações do Executivo.

Compromisso
A edição “devolutiva” da Câmara Itinerante atende o compromisso do Legislativo Municipal de marcar novo encontro para apresentar os encaminhamentos feitos das reivindicações apresentadas, informações e, enfim, dar ciência aos moradores sobre as providências tomadas para cumprir com suas finalidades.

Nesta quarta-feira, (07/04) o CAIC Laura Suriani Barbuio recebeu o evento, destinado aos moradores dos bairros: Jardins Boa Vista I, II e III, Vila Santa Maria, Jardim São Luis, Jardim Alvorada, Recreio dos Bandeirantes, Jardim Flamboyant e adjacências. Na próxima semana (14/04) a reunião acontece em Santa Cruz da Estrela, atendendo a população do distrito e da zona rural, nas proximidades.

..